6 de março de 2011

Usando a imaginação!

Resolvi colocar em prática uma idéia e experimentar fazer minha própria canga. Comprei 2 metros de "voil" pt (pronto para tingir), mandei fazer a bainha e, voilá, começei a aventura! Escolhi fazer um tie dye- técnica muito simples de tingimento em tecidos. Tie dye significa "amarrar e tingir" e na prática faz-se diferentes tipos de amarrações antes do tingimento.

Como fazer:


Para fazer cincunferências, basta fazer amarrações pegando no ponto onde será o centro da circunferência, segurar e amarrar firmemente. Pode ser com barbante ou elásticos de escritório. Fazer as amarrações nos lugares desejados. No meu caso, fiz nas duas barras da canga.


um lado da barra, com as amarrações


Depois das amarrações e do molho na água, chegou a hora do tingimento. Usei tinta de tecido Guarany que é vendida em qualquer papelaria. A embalagem  explica todo o processo de tingir. Para resumir, basta dissolver o conteúdo em água quente depois juntar água fervente e deixar 30 minutos "cozinhando", mexendo de vez em quando.




Alguma dicas para o tingimento: depois de tingido, coloque o tecido de molho em água gelada, misturada com dois "punhados" de sal grosso, por 20 minutos, para ajudar na aderência da tinta ao tecido. Finalmente ponha de molho em água gelada com um pouco de vinagre e deixe por mais 20 minutos. Esse último molho é importante para a fixação da cor.


Depois de tingida, do molho no vinagre e de secar, eis o resultado:


secando na varando, sob o sol...

Você pode usar para fazer cortinas, almofadas, forros, etc...Use a sua imaginação! TU

Nenhum comentário:

Postar um comentário